Siga-nos:

Pavimentação

Você está em:

A pavimentação é um processo de revestimento do subleito que inclui etapas de grande importância, como sub-base e base que garantem a capacidade de carga necessária para o suporte das camadas finais , sejam elas rígidas, semi-flexíveis ou flexíveis. Esse serviço exige procedimentos com alto controle de qualidade, exigindo soluções técnicas inovadoras, que a JBM exibe a partir de certificações técnicas comprovadas ao longo de sua trajetória.

Citamos abaixo alguns elementos importantes a serem controlados na etapa de pavimentação:

- Operações nas jazidas;
- Camada de Sub-base;
- Camada de Base;
- Camada de Revestimento Final (flexíveis, semi-flexíveis ou rígidas).

CAMADA DE SUB-BASE
A sub-base é a primeira das camadas próprias da pavimentação de um projeto de pavimentação, seja ele de uma rodovia ou de um outro projeto de necessidades semelhantes. Esta camada tem função estrutural definida nos dimensionamentos de rodovias. As sub-bases podem ser executadas utilizando-se solos, misturas de solos, misturas de solos com outros componentes (areia, brita, cimento, etc.) ou outras soluções determinadas em projeto.

CAMADA DE BASE
A base é a camada de pavimentação destinada a resistir aos esforços verticais oriundos de veículos, distribuindo-os adequadamente à camada subjacente. As bases podem ser executadas utilizando-se solos, misturas de solos, brita, misturas de solos com outros componentes (areia, brita, cimento, etc.) ou outras soluções determinadas em projeto.

Sendo assim, há diversas normas técnicas editadas pelo DNIT que regulamentam especificações de cada tipo de sub-base ou base. Em obediência a esses dispositivos, deve-se observar minimamente os seguintes pontos:

- Qualidade mínima dos materiais;
- Procedimentos básicos de execução;
- Controle tecnológico;
- Controle geométrico.

Pavimentação
Onde Estamos
  • Av. Washington Soares, 909
    Salinas Casa Shopping - Loja 14
Fale Conosco
Curta nossa página